domingo, 31 de agosto de 2008

I Aquatlo de Santa Cruz

O Clube Naval da Calheta voltou a marcar presença em mais uma prova do regional de triatlo, desta feita o I Aquatlo de Santa Cruz, onde participou, com a sua equipa um pouco desfalcada, contando apenas com a presença do Ricardo Gouveia, do Ruben Pedro e da Cristina Nascimento.
Apesar disso, em termos colectivos a equipa do CNC conseguiu o 4.º lugar, com 1:58:17.
Individualmente destacamos a vitória da Cristina Nascimento, que voltou a vencer na categoria feminina, com o tempo de 41:28; destacamos ainda a prestação do jovem Ruben Pedro que voltou a ser o 2.º na categoria sub-23, com o tempo de 40:24; por último destacamos a prestação do Ricardo Gouveia que foi 4.º nos seniores, com o tempo de 35:25.
- - -
No I Aquatlo de Santa Cruz, prova disputada nas distâncias de 750 metros de natação (2 voltas) e 5000 metros de corrida (2 voltas), a expectativa era grande. O segmento de natação foi dominado por 2 atletas, Gonçalo Nuno Araújo (veterano II não federado) e Filipe Baptista (sub-23 do Ludens), que chegaram ao parque de transição com alguma vantagem. Surgiam depois André Ferreira (júnior do Andorinha), Roberto Lúcio (sénior do Clube Aventura) e finalmente Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha), que sendo um dos triatletas mais fortes no segmento de corrida, poderia ainda lutar pelos lugares da frente. Filipe Baptista, campeão nacional de Aquatlo no escalão de sub-23, acabou por gerir a vantagem até final, com Duarte Nóbrega e recuperar muitas posições, mas a não ser suficiente para anular os 16 segundos que o separaram do vencedor. Roberto Lúcio foi 3º, com Paulo Margarido (1º Veterano I) a recuperar também muitas posições na corrida final, terminando na 4ª posição, muito próximo do pódio. André Ferreira, apesar de ter perdido algumas posições na corrida, venceu no escalão júnior, enquanto Gonçalo Araújo era o melhor Veterano II (bateu Francisco Viveiros, do Clube de Montanha do Funchal, o melhor federado deste escalão) e também o primeiro dos não-federados, com a 6ª posição da geral absoluta. Sérgio Pestana (senior) e Remígio Rodrigues (vet.I) foram outros dois atletas não-licenciados com excelentes prestações. Manuel Carvalho (Ludens) foi novamente o vencedor nos Vet.III, enquanto Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) vencia uma vez mais entre as senhoras. Iolanda Henriques e Tânia Abreu foram as melhores senhoras entre as não-licenciadas. Nas estafetas, a equipa dos Horários do Funchal, composta por Fábio e António Gonçalves foi a vencedora, seguida pelas duplas Débora Pereira/Filipe Ferreira e Vanessa Silva/Narciso Fernandes. Destaque especial para a crescente participação de atletas veteranos no Circuito Regional, de que foi um excelente exemplo nesta prova o desempenho do veterano IV Maurício Branco.
Colectivamente, estreia no lugar mais alto do pódio do Clube de Futebol Andorinha, que destronou o Ludens de Machico, com a 3ª posição a pertencer ao Clube Aventura da Madeira.

Sem comentários: