quarta-feira, 16 de julho de 2008

Campeonato do Mundo de Pesca do Blue Marlin

Uma equipa de madeirenses, com vários elementos do Clube Naval da Calheta, nomeadamente o seu comodoro, participaram no Campeonato do Mundo de Pesca do Blue Marlin, a bordo da embarcação LUNA, tendo, durante algumas horas, conseguido o feito de terem pescado o maior exemplar em concurso.



Comunicação Social:
Diário de Notícias, 04/07/2008:
'Big Game Fishing' tem hoje Campeonato do Mundo
Madeira é uma das dez regiões do mundo com o maior número de inscritos
O Campeonato do Mundo de Pesca do Blue Marlin está de volta, uma competição que coloca, anualmente, a Região na lista das mais cobiçadas para a prática desta modalidade e uma das mais sérias candidatas à conquista do primeiro lugar.
Com início marcado para as 8.30 horas (consoante o fuso horário de cada Região) e com final para as 17 horas, este torneio conta com a participação de 122 embarcações, das quais 16 foram inscritas pela Madeira. Por Portugal competem, ainda, mais três lanchas: duas inscritas no continente e uma terceira pela Região dos Açores.
O DIÁRIO conseguiu chegar à fala com o Mike Leech, o director-geral deste campeonato do mundo, o qual confirmou o número total de inscritos, realçando que a competição este ano estender-se-á a Nanuatu, Angola, Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde, Bermuda, St. Martin, Baamas, Portugal Continental, México, Kona e Havai. Com quartel-general montado na Florida, aquele responsável referiu que "até ao final do dia (ontem) contamos receber ainda mais algumas inscrições. Este torneio decorre em simultâneo em todo o mundo e tem a duração de apenas um dia.
As equipas, em todo o mundo, sabem que a competição é de um só dia e que quem pescar o maior 'blue marlin' ganha tudo", explicou. Questionado sobre qual o valor do prémio para o vencedor, Mike Leech avançou que "o vencedor do campeonato poderá ganhar cerca de 400.000 dólares americanos.
Se não houver vencedor, o prémio será acumulado para a edição de 2009", acrescentou. A competição teve o seu começo na Austrália e termina no Havai, razão pela qual o vencedor só será conhecido a partir das 3 horas da próxima madrugada (hora da Madeira).
Por fim, é de referir que desde o início da presente época já foram registados na Madeira 60 peixes desta espécie. No dia de ontem foram pescados, marcados e libertados três 'blue marlins', entre o Jardim do Mar e o Cabo Girão.
O primeiro peixe terá de ter mais do que 226 quilogramas. Depois de o peso ser validado pelo juiz da Região onde for pescado, a informação será então difundida por todos os concorrentes, via rádio, email, fax ou sms. A partir dessa altura só poderão ser mortos peixes com peso superior ao primeiro, e assim sucessivamente. Uma forma de proteger a espécie.
Cada concorrente desembolsou a módica quantia de 3.000 ou 5.000 dólares pela respectiva inscrição, sendo que o prémio em disputa será de 400.000 dólares.
Nesta competição, e por via do regulamento, não há segundo nem terceiro lugar. Apenas existe um único lugar no pódio.
A Madeira é, a par das Bermudas, a Região que conquistou este torneio por três vezes consecutivas: 1995 - Jess Miles, peixe com 432 kg; 1996 - Steward Campbell (305 kg) e Mike Day (315 kg).
Mário Olim

Diário de Notícias, 04/07/2008:
Porto de recreio da Calheta atrai pescadores milionários
A Madeira é já conhecida por atrair adeptos e respectivas tripulações da pesca grossa nesta altura do ano. Um das localidades que vem ganhando nome junto desta comunidade é a da Calheta, cujo porto de recreio é hoje referência no estrangeiro.
Kumar Dadlani, um dos entusiastas pela modalidade, reside na ilha de Lanzarote, nas Canárias, e está de volta pela quarta vez ao porto de recreio, a bordo do espectacular 'Viking, modelo 70', adquirido há cerca de um ano no Canadá.
Desta feita, veio para participar na 24.ª edição do campeonato do mundo de pesca do 'Blue Marlin' e convidou alguns amigos que, curiosamente, vão competir entre si pela luta do troféu, entre eles o "Dream On", uma embarcação de 26 metros de comprimento.
Ao todo, só no porto de recreio da Calheta, ao que apurámos, até ao dia de ontem, (data limite para a inscrição no campeonato) eram seis as embarcações maioritariamente constituídas por tripulação estrangeira que contavam poder participar na competição.
Kumar Dadlani disse ao DIÁRIO que "ninguém que participe na prova ou que tenha uma embarcação destas olha a despesas". Em média, uma semana, entre combustível, refeições, estadia, "pode chegar aos dois mil euros, se não mais", garante.
A verba, sublinha, "pode não ser elevada, mas se somarmos à quantidade de embarcações participantes pode ser muito importante para a economia de uma localidade como a Calheta". Logo admite que a infra-estrutura foi "muito importante" para o município.
Embarcação de quatro milhões
Depois de dois meses e meio a pescar nas águas do arquipélago cabo-verdiano, onde acabaria por marcar 17 'blue marlins', a 'Lani´s' (assim se chama a embarcação) entra hoje em competição na luta pelo primeiro lugar. Depois seguirá viagem rumo a Lanzarote.
O capitão, pela experiência adquirida, garante que o mar da Madeira nesta altura do ano "é favorável a qualquer tripulação" na obtenção da conquista do primeiro prémio. "É melhor que o mar das Canárias", assume sem receio. Ainda assim, refere que "é tudo uma questão de sorte". Dadlani, de trato afável, explicou as razões que levaram à compra de um barco de 4 milhões de euros. "A aquisição vinha sendo pensada há alguns anos. Necessitava de um barco mais veloz, mais cómodo e que fosse capaz de me completar".
Luxo a bordo
A bordo é do mais luxuoso que se pode imaginar. Vários plasmas, sofás em pele, suite e uma ponte de comando moderníssima fazem com que a embarcação seja facilmente manobrável. "Duas pessoas chegam perfeitamente para se viajar tranquilo. Uma viagem Madeira-Lanzarote "fica entre as 10 e as 15 horas, dependendo do estado do mar", revela.
Victor Hugo

Diário de Notícias, 05/07/2008:
'Luna' de sorte
Madeira bem posicionada na luta pelo título de campeã do mundo do BGF
Depois de vários anos afastada da luta pela conquista do título de campeã do mundo do World Cup Blue Marlin, a Madeira está este ano na corrida com um peixe de 302 quilogramas. Com efeito, onze anos depois, José Melvill Araújo conseguiu a proeza de pescar o maior peixe presente a concurso, feito, esse, levado a cabo a bordo da lancha 'Luna', da frota regional.
O DIÁRIO esteve na Lota do Funchal e assistiu à chegada da embarcação e posterior descarga do blue marlin, pescado horas antes, em frente ao Cabo Girão.
Satisfeito, mas ainda a aguardar pelos resultados oficiais Melvill Araújo referiu estar muito contente com o peixe capturado. "Este é a primeira vez que participo numa prova do campeonato do mundo. Foi um trabalho de equipa espectacular e agora temos de aguardar que o concurso termine para sabermos se ganhamos ou não. O peixe já foi pesado, primeiro na balança da Lota e depois no dinamómetro digital e, em ambos os casos, o peso apurado foi de 302 quilogramas", salientou. Questionado sobre qual o destino a dar ao peixe, Melvill Araujo referiu que "o mesmo será entregue a duas instituições de solidariedade social: metade vai para a Misericórdia da Calheta e a outra para a congénere do Funchal", concluiu.
A bordo do 'Luna', para além dos cinco elementos que compunham a tripulação oficial, encontrava-se, também, Marcelino de Andrade, o presidente da Junta de Santo António, um aficionado pela pesca grossa. Ao DIÁRIO referiu que a sua participação foi na qualidade de convidado e que "como tal apenas tenho de salientar o brilhante trabalho levado a cabo por todos os elementos a bordo. Por outro lado é de salientar que, sem dúvida alguma, que este é um resultado muito bom para a Madeira e para a sua promoção turística em todo o mundo", acrescentou. O trabalho de lutar com o peixe foi da responsabilidade do algarvio Júlio Monteiro, o qual é considerado como um dos mais credenciados e conhecedores pescadores nacionais do blue marlin. Referiu que "as águas da Madeira são óptimas para a pesca desta espécie. Esta é a segunda vez que participo neste Campeonato, desta vez conseguimos trazer um bom peixe, com peso válido para o concurso. O peixe jogou à amostra às 14.20 horas e demoramos cerca de 1.20 horas para o trazer à borda da 'Luna'. Agora temos de aguardar que o concurso termine, o que acontecerá às 3 horas desta madrugada, no Havai", concluiu. O peso (302 kg) e o comprimento do peixe (393,5 cm) foram aferidos pelo veterinário Eduardo Teixeira que à nossa reportagem acrescentou que "este blue marlin foi pescado ao curríco com amostra, pelo que foi aceite ao concurso", terminou.
Na Calheta, e apesar de ter sido pescado também um blue marlim, com peso válido para ir a concurso, o certo é que, e depois do mesmo ter sido pesado, o júri confirmou que o mesmo pesava apenas 260 quilogramas. O peixe foi pescado a cerca de duas milhas da Ponta do Pargo por Virginia Escobar, a bordo da embarcação 'Lani´s', sendo de referir que a luta durou cerca de 40 minutos para conseguir trazer o peixe à borda.
Mário Olim, Vitor Hugo

Jornal da Madeira, 05/07/2008:
Campeonato do Mundo de Pesca ao “Blue Marlin” com madeirenses em grande
‘Luna’ captura exemplar que pesava 302 quilos
Na Região, a competição começou às 8h40, com as linhas na água, e foi preciso esperar quase seis horas para que o “Blue Merlin” desse sinal de vida. «Eram 14h20 quando o pescámos, isto depois de 1h20m de luta com ele», disse José António Melville Araújo, comandante da embarcação “Luna”, acrescentando que «andámos em vários locais, mas sem nunca desanimar». Segundo acrescentou «houve gente que “marcou” peixe mais pequeno e o nosso foi conseguido junto ao Cabo Girão».
No final, foi grande a azáfama na Lota para retirar o peixe de bordo e proceder à respectiva pesagem, sendo que a balança indicou 302 quilos e um comprimento de 3,93 metros. Cansados mais felizes, os cinco elementos da tripulação — quatro para a pesca e um comandante — e três convidados (entre eles o presidente da junta de freguesia de Santo António, Marcelino Andrade) davam por concluída a sua participação neste Campeonato do Mundo de Pesca ao “Blue Marlin”, num só dia de prova e com uma duração igual para todos os concorrentes à escala mundial. José António Araújo referiu que «foi a 1.ª vez que a tripulação entrou nesta competição, sendo que a ideia surgiu depois de «no ano passado termos pescado um peixe (por acaso maior que este) e, então, resolvemos entrar em 2008».
Quanto ao peixe capturado «o peso é razoável», disse o comandante da tripulação, embora refira «que há maiores...». Para o ano há mais e, de acordo com as suas palavras «a experiência pode ser repetida no próximo ano, até porque isto é divertido. Não passamos o ano no mar, à pesca, e somos amadores. Somos todos amigos e podemos voltar a competir em 2008». Como nota de curiosidade, desde o início do ano, foram capturados 60 peixes desta espécie nos mares da Madeira, sobretudo entre a zona do Cabo Girão e da Calheta.
A competição terminou às 3h00 da manhã, no Havai, altura em que será divulgada a embarcação vencedora, que receberá cerca de 453 mil dólares. Do historial constam três triunfos consecutivos neste “Mundial”, de 1995 a 1997. Em 2007, o “Blue Merlin” pesava 330 kg.
Outro exemplar na Calheta
Na Calheta foi pescado outro “Blue Marlin”, que pesava 260 kg, capturada por uma embarcação canariana (“Lani’s).
Vasco Sousa

Diário de Notícias, 06/07/2008:
Havai venceu campeonato
O vencedor do torneio ganhou cerca de 400.000 dólares com um marlin de 327 kg
Os 302 quilogramas do peixe pescado, anteontem, no mar da Madeira, a bordo da lancha 'Luna', e que foi, durante horas, apontado como o possível vencedor do 24º campeonato do Mundo de pesca do blue marlin, afinal não chegaram para bater a concorrência havaiana.
Com efeito, e apesar de a Madeira ter concorrido com uma frota 'invejável' ao referido campeonato - 15 embarcações no total -, a sorte fugiu este ano para o oceano Pacífico, mais concretamente para o Havai.
O peixe vencedor, de 723 libras (327 kg), foi pescado às 23.20 horas (Havai), a bordo da lancha 'Ihu Nui', um feito que permitiu ao capitão McGrew Rice arrecadar um prémio que ultrapassou os 400.000 dólares.
O sonho de a Madeira poder vencer este ano o torneio foi-se desvanecendo, primeiro com uma informação publicada no sítio oficial da internet do campeonato, a qual dava conta de um peixe de 718 libras (325 kg), na Bermuda, uma captura realizada a bordo da lancha 'Que Mas'. Poucos minutos passavam das 22 horas de ontem quando a informação foi confirmada.
Já com a equipa madeirense fora da corrida, e à espera do final da competição, que teve lugar às 3 horas da manhã no Havai, os resultados finais foram publicados pouco tempo depois, atribuindo a vitória ao capitão Rice.
Uma nota de destaque para o facto de esta competição estar imbuída no princípio de protecção desta espécie de peixe, pois a concurso só são admitidos peixes com peso superior a 227 kg. No caso da Madeira, o DIÁRIO sabe que pelo menos dois peixes pescados e trazidos até à borda das respectivas lanchas foram libertados com vida, cumprindo-se dessa forma o estipulado no regulamento deste campeonato. Desta forma, em todo o mundo, e durante as 24 horas que durou o campeonato, apenas foram mortos 5 peixes, dois dos quais em águas da Madeira.
Por fim, e para a história das estatísticas, refira-se que com esta vitória, a sexta, o Havai passou a liderar a tabela das Regiões que mais vezes venceram este campeonato, sendo de referir que a Madeira já venceu por três vezes esta competição.
Mário Olim

Sem comentários: