segunda-feira, 2 de junho de 2008

Prova de pesca desportiva na Calheta, a 28 de Junho

Comunicação social

Diário de Notícias, 01/06/2008

Calheta lança novo desafio para festejar São Pedro

PORTO E CLUBE FAZEM REPTO AOS NAUTAS PARA UM DIA DE PESCA

São Pedro vai ser assinalado na Calheta de uma forma invulgar no dia 28 de Junho.
Um torneio de pesca, de barco, vai concretizar-se pela primeira vez no mar da Região, numa iniciativa que visa dinamizar a fruição náutica, bem como lançar um novo cartaz do concelho.
A iniciativa é do Clube Naval da Calheta, se bem que o grande impulsionador seja o Porto de Recreio da Calheta, que desta forma cria condições para fomentar a mobilidade interna da frota de recreio.
De acordo com os elementos já conhecidos, todos os que gostam de pescar ou simplesmente passear no mar estão convidados a participar num evento que, para além das sete horas de pesca - entre as 9.30 e as 16.30 horas -, inclui uma original caldeirada de São Pedro, em pleno porto.
Aberto à participação de embarcações de todo o tipo - botes, canoas, barcos a motor ou à vela, lanchas, iates, etc. -, este dia de pesca no mar da Calheta sugere que os desportistas optem por uma de duas modalidades: pesca de 'corrico' ou de fundo.
Estando já delimitada a área em que a acção dos pescadores se pode fazer, entre o Porto de Recreio e a Ponta do Pargo, uma área de 4,1 milhas e até uma distância de 4 milhas da costa, refira-se que a organização aceita a participação de tripulações até quatro pescadores, bem como daqueles que, por gosto ou por limitação da sua embarcação, pretendam pescar sozinhos.
Grande desafio será feito às centenas de pescadores que competem a nível federado - entre os quais alguns internacionais, campeões da Europa e do Mundo - para que se organizem em equipas e aluguem embarcações da frota local ou simplesmente se associem a um qualquer proprietário de um barco que ainda não seja pescador.
Refira-se, a propósito, que a Associação de Pesca da Madeira está a assessorar os promotores deste evento, quer na elaboração do regulamento quer na condução do concurso, que estará a cargo de uma equipa de quinze juízes.
De acordo com o Naval da Calheta, a competição não é a razão que levou a esta iniciativa, surgindo antes como resposta a um repto lançado tendo em vista dinamizar um evento que assinale o santo dos pescadores (São Pedro), sendo este o primeiro passo de um futuro circuito regional de pesca de mar em barco, que poderá passar por Machico/Caniçal e Porto Santo.
As inscrições abrem amanhã, data em que se inicia a promoção e divulgação do evento, assumindo a organização como grande meta a presença de embarcações de todas as marinas e portos de recreio da Região que permita a organização de uma grande festa, um arraial de São Pedro no mar.

AS INSCRIÇÕES
Todos os interessados poderão encontrar na recepção da marina onde têm o barco amarrado a ficha de inscrição e o regulamento.
A taxa de inscrição é simbólica e varia em função do comprimento do barco, situando-se entre 2,80 e 52,77 euros, devendo ser paga apenas quando o concorrente der entrada no Porto da Calheta.
No final do concurso os pescadores são convidados a confeccionar a caldeirada para a sua equipa, oferecendo a organização as bebidas e, naturalmente, os prémios.
Miguel Torres Cunha

Sem comentários: