segunda-feira, 10 de março de 2008

Campeonato Nacional de Duatlo

Decorreu no domingo o XI Duatlo do Cadaval, provou que constituiu também o Campeonato Nacional de Duatlo por clubes.
O Clube Naval da Calheta fez-se representar pelos atletas Ricardo Paixão, Ricardo Gouveia e Luís Rocha, atletas que se apuraram para esta prova nacional após a vitória, por equipas, do II Duatlo do Funchal - SOS Freira do Bugio.
A estreante equipa do Naval da Calheta classificou-se, em 13º lugar por equipas masculinas absolutas, num universo de 30 equipas, com o tempo total de 3h33m24s (em 8º lugar por equipas masculinas seniores).
A prova era constituída de uma primeira corrida de atletismo com 5.200 metros, seguido de corrida de ciclismo com 22.000 metros e por fim uma última corrida de atletismo com 2.600 metros.
O Ricardo Paixão realizou a prova com o tempo de 1h10m45s, seguido do Ricardo Gouveia com o tempo de 1h10m59s e o Luís Rocha com o tempo de 1h11m40s. Finalizaram a prova nas posições 51º, 52º e 61º, respectivamente, num universo de 251 atletas inscritos.



O site da Federação de Triatlo de Portugal contém mais informação sobre a prova e poderá consultar em: http://www.federacao-triatlo.com/noticia_detalhe.asp?id=929





A próxima prova do regional, será o I Duatlo BTT do Chão da Lagoa e terá lugar no próximo dia 16 de Março (domingo). Esta será a segunda competição da época, e primeira pontuável para o Circuito Regional de Triatlo de 2008. O evento englobará também a primeira prova jovem da época, destinada aos diversos escalões de formação da modalidade (benjamins, infantis, iniciados e juvenis).
A prova principal será disputada na distância super-sprint, num percurso com 2500 metros de corrida (2 voltas), 10 Km de ciclismo (5 voltas) e 1250 metros de corrida (1 volta).



Comunicação Social



Diário Cidade, 12/03/2008


Diário de Notícias, 13/03/2008

Duatlo - Experiência positiva

Competindo entre as 30 melhores equipas nacionais de Duatlo, a Região teve uma prestação à sua altura naqueles que foram os primeiros Campeonatos Nacionais de Clubes, que tiveram lugar no passado fim-de-semana na cidade do Cadaval.

O sétimo lugar do Ludens Clube Machico (LCM) e o 13º lugar do Clube Naval da Calheta (CNC) espelham bem a evolução que esta modalidade tem vindo a ter nos últimos anos na Região, conseguindo agora ao nível nacional um lugar de destaque entre equipas onde militam atletas internacionais.

No que concerne aos resultados individuais, Tiago Silva, do LCM, foi o melhor madeirense ao terminar num excelente 12º lugar entre 100 atletas, sendo inclusive o terceiro melhor português no escalão de sub-23. Já os seus colegas de clube, Filipe Baptista foi 42º posicionado, enquanto Duarte Mendonça cortou a meta no 49ª posição. Quanto aos atletas da Calheta, Ricardo Paixão foi 51º classificado, seguindo-se Ricardo Gouveia e Luís Rocha que atingiram o 52º e 61º lugares, respectivamente.

O Halcon Sport Zone Olímpico de Oeiras foi o clube que se sagrou campeão em ambos os sexos.

Jornal da Madeira, 22/03/2008


Campeonato Nacional de Clubes de duatlo no Cadaval com boa prestação insular

Ludens Machico em 7.º
Disputou-se, no Cadaval, o Campeonato Nacional de clubes de duatlo, evento que juntou naquela localidade 400 atletas (250 na prova principal), representando as 30 melhores equipas nacionais desta especialidade. A prova disputou-se na distância “sprint”, com 5,2 quilómetros de corrida iniciais, 22 mil metros de ciclismo e 2,6 quilómetros de corrida no final.
A Madeira fez-se representar por duas equipas, o Ludens Clube de Machico e o Clube Naval da Calheta, que no Duatlo do Funchal, haviam conquistado os lugares de apuramento para esta prova. A classificação final apurava-se através da soma dos tempos individuais dos três melhores atletas de cada clube. O Ludens Clube de Machico foi a melhor formação regional, no 7.º lugar, com um total de 3h25m32s, a apenas 26 segundos do 6.º lugar.

O Clube Naval da Calheta alcançou a 13.ª posição, com um total de 3h33m24s. As subidas do segmento de corrida e o vento que se fez sentir no ciclismo tornaram a prova particularmente difícil. Na equipa do Ludens, Tiago Silva foi o melhor, conseguido a 12.ª posição da geral, a 2m11s dos primeiros, Sérgio Silva (SR Camarnal) e Lino Barruncho (Halcon Sport Zone/Olímpico de Oeiras), atletas de referência do duatlo mundial (2.º e 4.º classificados no último Campeonato do Mundo). Tiago viria a terminar a prova com o tempo total de 1h04m44s, sendo o 3.º atleta nacional do seu escalão (sub-23). Filipe Baptista alcançou o 42.º lugar, com 1h10m06, enquanto Duarte Mendonça fechou a equipa, na 49.ª posição, com 1h10m42s. A 7.ª posição entre os melhores clubes portugueses, constituiu um resultado colectivo de significativo destaque, entre diversas equipas constituídas por vários atletas internacionais (medalhados em europeus e mundiais) e já com muitos anos de aposta nesta modalidade.

Já o Clube Naval da Calheta, esteve ligeiramente abaixo da classificação que era possível alcançar. Ricardo Paixão foi o melhor, com 1h10m45s, na 51ª posição, fruto duma prova bastante equilibrada. Ricardo Gouveia realizou um excelente segmento de ciclismo, vindo a quebrar na corrida final, terminando na 52.ª posição, com 1h10m59s, o mesmo acontecendo com Luís Rocha, que fechou a equipa na 61.ª posição, com 1h11m40s, o que hipotecou uma melhor classificação colectiva final.

Sem comentários: